A pele é o maior órgão do corpo. É também um dos mais frágeis e vísiveis para os outros.Patologias de pele são de facto muito comuns e o desconforto que o acne, rosácea, eczema, psoríase e pele extremamente seca provocam perturbam enormemente o organismo.
Enquanto o acne afecta sobretudo os adolescentes, já o eczema tem vindo a crescer nas crianças, patologias que se manifestam em todas as idades. Eczema é a aparência de pele seca, escamosa, vermelha e que dá comichão. Rosácea é o termo que descreve um rubor constante na testa, bochechas e queixo, normalmente acompanhado de borbulhas e vasos sanguíneos superficiais. Psoríase pode afectar pessoas de todas as idades e em todo o corpo, mas mais comum nos tornozelos e joelhos. É o resultado de uma reprodução excessiva de pele e que forma manchas esbranquiçadas ou vermelhas, muitas vezes acompanhadas de comichão e dor moderada.
Dermatologia é uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa mais importantes de todas. Na Medicina Tradicional Chinesa problemas de pele como estes, já são tratados desde 1100 b.C e 221 a.C na China antiga. Acupunctura e Medicina Herbal (fitoterapia) são os métodos mais comuns em Medicina Chinesa para o tratamento de patologias referentes à pele e podem sem dúvida complementar o tratamento e que fornecem mais benefícios sem efeitos secundários como na medicina convencional. Medicina Herbal (à base de plantas chinesas) apresenta-se como um método mais eficaz por diversas razões. Por causa da complexidade das plantas e dos seus inúmeros princípios activos que trabalham em sinergia uns com os outros tentam resolver padrões de desarmonia subjacentes à condição do paciente. Método bem mais harmonioso do que isolar um constituinte químico e tentar aplicá-lo a todos os casos provocando efeitos secundário indesejáveis.
Através dos métodos da Medicina Tradicional Chinesa tenta-se encorajar o processo de auto-regulação do organismo estimulando a imunidade do paciente, fortalecendo-o por dentro.
Segundo a teoria da Medicina Chinesa, duas das principais causas para o aparecimento de problemas de pele são o "calor" e a humidade". Termos exclusivos do diagnóstico de medicina chinesa, que indicam situações muito gerais que tem a ver com "calor interno": excesso de trabalho, emoções perturbadas, alimentação incorrecta, alterações hormonais. Presença de "humidade": Pode indicar que o organismo não está a ser capaz de eliminar as toxinas do sangue e sistema linfático, tem problemas com a eliminação do excesso de água, os rins, intestinos e pulmões não estão a desintoxicar como deve ser o organismo.
O mais sublime do diagnóstico da medicina chinesa é esta relação que existe entre factores internos e factores externos do organismo na resolução de problemas de saúde e as estratégias adoptadas com Acupuntura, ervas medicinais, alimentação, estilos de vida. que podem ajudar os pacientes a resolver os seus problema de pele.
Alguns conselhos úteis para problema de pele de características secas (eczema, psoríase, pele seca):
- Beber pelo menos 3 litros de água/dia;
- Utilizar um champoo suave em vez de sabonete de má qualidade;
- Não tomar banhos quentes muito prolongados e de preferência terminar com um duche gelado;
- Banhos de imersão com flocos de aveia (se tiver os pés muito secos pode demolhar em água tépida e 1 caneca de flocos de aveia)
- Comer e beber alimentos que hidratem e refresquem- pêras, tâmaras, frutas vermelhas, linhaça, chia, abacate, manteiga de boa qualidade, óleo de côco, melancia.
- Evitar citrinos, álcool, alimentos muito picantes, pimentas, alho e muitos molhos;
- Tentar ter hábitos regulares intestinais consumindo muitas fibras de vegetais, sementes, frutos secos
- Evitar alimentos muito alérgicos, amendoins, morangos, marisco, camarões, trigo, farinhas brancas e açúcar.
-----------------------------
Marque a sua avaliação gratuita pelo 21 387 87 51 | Email info@sunmtc.com
Rua do Sol ao Rato 9-B
Lisboa
Se gostou deste também vai gostar de ler
-
Diagnóstico de Medicina Chinesa pela Língua – O que observar
-
Tratar patologias de PELE na Medicina Chinesa
-
12 alimentos que causam BARRIGA INCHADA (e o que comer para evitar)
-
As 7 emoções segundo a Medicina Chinesa
-
Como se chega a um Diagnóstico em Medicina Chinesa?
-
Imunidade neste Outono, segundo a Medicina Chinesa
-
Stress na Medicina Chinesa
-
Azeitonas, óptimo alimento para a voz
Pingback: 12 alimentos que causam BARRIGA INCHADA (e o que comer para evitar) - Centro SUN - Medicina Tradicional Chinesa | Lisboa()