O que acontece numa Consulta de Medicina Chinesa típica?
Durante a 1ª consulta o seu terapêuta recolhe a sua história clínica, algumas questões serão feitas no que concerne aos seus sintomas, a sua saúde em geral e o seu estilo de vida.
Poderá ser feito um exame físico a áreas relevantes. Toda a informação é organizada e é feito um diagnóstico individual.
É então criado um plano de tratamento que pode incluir:
- Acupunctura
- Medicina Herbal Chinesa
- Massagem Terapêutica Tuina
- Dietética e alteração da alimentação
Pode ser ainda sugerida alteração de hábitos de vida e exercícios/alongamentos específicos que possam estar relacionados com a sua queixa ou desconforto.
Quantos tratamentos necessito até ver resultados visíveis?
É sugerido um plano de tratamento de acordo com a gravidade e cronicidade sua queixa principal ou desconforto.
Na generalidade das situações existem 3 fases de tratamento.
fase aguda (1 a 3 x semana)
manutenção (1 x semana)
prevenção ( 1 a 2 x mês)
Poderá necessitar de tratamentos mais regulares ou mais espaçados. Mas em geral ao fim dos primeiros tratamentos já se sente uma reacção positiva da condição.
O que se sente num tratamento de Acupunctura?
A princípio, quando a agulha entra na superfície do corpo- nas camadas mais superficiais da pele – nada se sente. Quando a agulha entra no ponto de acupunctura deve-se sentir uma importante sensação, conhecida por “Deqi” (pronuncia-se detchi, em correcto mandarim).
Esta sensação pode se propagar ao longo de determinado percurso, pode irradiar ou pode causar uma sensação de dormência ou picada local suave.
São sensações expectáveis de Acupunctura, mas controladas e esperadas por um profissional que sabe o que está a fazer e o que pretende fazer com o seu paciente.
Importante dizer que alguns pacientes mais acostumados à Acupunctura acham esta experiência bastante tranquila e chegam mesmo a adormecer em consulta.
Como são as agulhas de Acupuntura?
As agulhas são geralmente de aço inoxidável (alguns acupunctores utilizam agulhas de prata ou ouro pelas suas propriedades específicas).
São também de espessura muito fina (0.25mm a 0.30mm), bastante flexíveis, esterilizadas, e sobretudo são de utilização ÚNICA, sendo descartadas após sua remoção.
Estamos certificados por um empresa de recolha de material hospitalar que nos recolhe mensalmente todo o material a ser incinerado.
Por norma, o paciente não fica com elas nem tem que comprar as suas próprias, deixando ao seu Acupunctor a responsabilidade de obter as melhores agulhas para cada paciente.
Acupunctura é indolor?
A primeira coisa a saber sobre a Acupunctura é que é um processo que nada tem a ver com levar uma injecção. As agulhas são muito mais finas (um pouco mais que a espessura de um cabelo). São muito mais flexíveis e na maior parte das vezes o paciente não sente sequer a agulha a entrar.
Os pontos de Acupunctura escolhidos são determinados pelo Especialista de Acupunctura consoante o diagnóstico e plano de tratamento. Não são de todo pontos escolhidos ao acaso.
Cada ponto fica no percurso de trajetos do organismo conhecidos por meridianos ou canais (chamados Jing Luo em teoria médica chinesa), existindo cerca de 50 diferentes tipos destes canais, que atravessam o corpo de cima a baixo, trás frente, cabeça aos membros, etc.
Os pontos de acupunctura têm uma localização anatómica bem descrita, mas pode variar de
pessoa para pessoa alguns pontos.
Preciso de alguma preparação antes da 1ª consulta?
Tente comer alguma coisa antes, uma refeição leve é suficiente.
Vista roupa confortável e larga de preferência, muitas vezes não precisa de se despir completamente pois muitos problemas podem ser só tratados através de pontos nos braços e pernas, costas e abdómen.
Posso guiar, fazer exercício a seguir ao tratamento?
Depende apenas de si.
As reacções ao tratamento não impossibilitam de todo realizar estar actividades, algumas pessoas sentem alguma sonolência e outras mais energia. Depende de cada constituição e condição de saúde.
Tenho receio de agulhas, isso significa que não posso receber Acupunctura?
Os nossos Especialistas estão mais que habituados a explicar essa questão. A maior parte das pessoas tolera a colocação das agulhas com relativa facilidade, pois são extremamente finas e flexíveis e mal se nota a sua inserção.
Também dispomos de outras técnicas de estimulação dos pontos de acupunctura como moxabustão (terapia térmica), aurículoterapia, tapping, aplicação de emplastros herbais, massagem terapêutica tuina, ventosas e guasha.
Existem algumas contraindicações para receber Acupunctura?
Muito poucas.
Por exemplo não é aconselhado realizar Acupuntura local quem tem um braço inchado decorrente de uma remoção de nódulos linfáticos por cancro da mama. Ou se sofre de algum problema de coagulação sanguínea e toma anti-coagulantes refira que toma medicação, apenas poderá deitar um pouco mais de sangue.
Não se deve também realizar Acupuntura quem está alcoolizado ou sob o efeito de drogas.
Posso receber Acupunctura se estiver com uma gripe ou constipação?
Sim.
De facto pode até ser altamente benéfico. A Acupunctura estimula o sistema imunitário e aumenta a sua resposta a uma infecção viral ou bacteriana que esteja a causar os seus sintomas.
Será também recomendado estratégias para baixar a febre, assim como lidar com sintomas desconfortáveis ( espirros, lacrimejar excessivo, pingo no nariz, dores musculares), na forma de auto-massagem, chás e alimentos segunda a Medicina Chinesa comprovados que ajudam destas situações.
Posso deduzir os custos do tratamento através da minha Seguradora?
De momento na nossa clínica não dispomos acordos com Companhias de Seguros.
Fale com a sua seguradora e informe-se se a sua apólice de seguro cobre este tipo de tratamentos.
Algumas seguradoras pedem um documento que comprova os tratamentos que está a fazer juntamente com as facturas dos mesmos.
Marque a sua avaliação gratuita online ou ligue-nos 21 387 87 51
Elaboramos um plano de tratamento ajustado e fique a saber o que a Medicina Tradicional Chinesa pode fazer pela sua saúde.