Com a Primavera a transitar para o Verão, várias patologias podem aparecer com mais ênfase, como o caso das alergias respiratória (rinite alérgica sobretudo) As alergias que surgem nesta altura do ano, traduzem-se em sintomas como espirros repetidos, constante pingo no nariz, obstrução nasal, comichão ou irritação dos olhos e da face, olhos inchados, nariz e garganta avermelhados. Esta afecta 1/5 Portugueses. A OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica actualmente as doenças alérgicas como as quartas doenças crónicas mais importantes do mundo. As alergias respiratórias, desencadeadas por substâncias (alergénios) presentes no ar que respiramos, pólen, ácaros domésticos, pêlos de animais, etc., duplicaram no espaço de vinte anos (1986-2006).
As alergias motivam um número cada vez maior de consultas médicas. Face a esta tendência, a prevenção e o tratamento destas doenças tornaram-se em assuntos de saúde pública da maior relevância.
- 1 em 4 indivíduos sofrem de alergias respiratórias
- 500 milhões de indivíduos em todo o mundo sofrem de rinite alérgica, dos quais 15% a 20% apresentam sintomas graves
No sistema respiratório, a alergia poderá manifestar-se como uma doença alérgica:
- no nariz: a rinite alérgica
- nos pulmões e vias aéreas: a asma alérgica
Para ajudar a compreender os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento das alergias e sintomas associados, seguem-se algumas perguntas típicas e respostas mais comuns.
Porque é que algumas pessoas são muito afectadas pelas alergias sazonais e outras não são?
Nem toda a gente fica afectada da mesma maneira. O maior mito é de que o problema das alergias é causado por substâncias exteriores ao organismo. Na realidade as alergias são causadas pela reacção do nosso sistema imunitário a alergénios.específicos – substâncias que causam reações alérgicas, incluem:
º pólens de flores variadas, ciprestes, eucaliptos, plátanos, acácia e outros
º partículas de pó e ácaros
º esporos de fungos
º alimentos
º látex
º pêlos de animais (gatos, cães, cavalos…)
º medicamentos
Os sintomas de alergias são causados pela libertação de alguns químicos na corrente sanguínea como a histamina, provocando assim os tais espirros repetitivos, os olhos inchados, e o pingo do nariz.
Como é o tratamento mais comum com Medicina Convencional?
Provavelmente o seu médico de família (ou de outra especialidade) já lhe prescreveu 1 de 3 tipos possíveis de tratamento:
1. Evitar completamente a exposição a estas substâncias que possa causar estas reacções alérgicas. O que se pode tornar difícil na realidade se não viver numa bolha sem contacto com o exterior.
2. Dessensibilização com uma vacina de extractos de alergénios – que consiste na administração de doses progressivamente mais elevadas de alergénios que possa causar as alergias.
3. Prescrição de anti-histamínicos, com os efeitos secundários respectivos associados – sonolência, aumento da tensão arterial, supressão do sistema imunitário, criando dependência da sua utilização.
O que faz a perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa de diferente da Medicina Convencional?
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) inclui a combinação de Acupuntura e Ervas medicinais para cada paciente. Tradicionalmente, o objectivo da MTC é de promover o fluxo de Qi, a energia vital que atravessa vários canais do organismo. Segundo a medicina chinesa, o pulmão e o Qi (energia) estão encarregados da defesa no sistema imunitário e são responsáveis pela inalação do ar. É o órgão intermediário entre a pessoa e o ambiente, através do nariz e da garganta. Assim, os pulmões são facilmente atacados por factores patogénicos externos (vento, humidade, secura, calor e frio) e são por vezes referidos como um órgão delicado e vulnerável à invasão por factores climáticos.
Os tratamentos visam resolver os sintomas-chave assim como a raiz da doença que possa ser diagnosticada. A Acupuntura trata as alergias ao regular uma melhor resposta inflamatória aos alergénios. As Ervas medicinais (ou Fitoterapia Chinesa) actuam na mesma forma por reduzir as reacções inflamatórias e melhorando as defesas do sistema imunitário de todo o organismo. Por exemplo, a raiz Astragalus membranaceus (Huang Qi em mandarim) é conhecida por tonificar a energia dos Pulmões (órgão responsável pelo sistema imunitário, que governa a pele e o nariz) e pode ser tomada em fórmulas clássicas com outras plantas ou em estado isolado em planta seca, pó, extrato, cápsulas ou tinturas. Um simples chá de flores de crisântemo branco (Bai Ju Hua, Flos Chrysanthemi Morifolii Albae) consegue ajudar nos sintomas agudos, como os olhos vermelhos e a comichão associada também.
Como é um plano de tratamento típico?
É essencial para obter um diagnóstico preciso, identificar a causa da rinite alérgica antes de se iniciar o tratamento. O tratamento consiste em tonificar e equilibrar os órgãos deficientes do corpo e expulsar qualquer agente patogénico exterior, toxina ou calor, que esteja presente. O fortalecimento do sistema imunitário ou seja, fortalecer e aumentar a imunidade dos pulmões para melhorar a defesa contra patógenos antes da época das alergias pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica.
Idealmente, de uma forma mais preventiva os tratamentos podem ser começados por um Especialista de Medicina Chinesa 4 a 6 semanas antes do aparecimento de sintomas. Numa forma mais aguda e se já está com sintomas marcados também a Medicina Chinesa pode dar uma muito boa resposta aliviando os espirros, comichão, olhos avermelhados e pingo do nariz. Se já está a tomar medicação para as alergias, então a Acupuntura e Ervas Medicinais específicas para o seu caso podem ajudar a diminuir as suas doses e eliminar de vez os sintomas.
-
Flyin.com