Vamos discutir a classificação do CAFÉ segundo a teoria da Medicina Chinesa
Neste artigo é preferível analisar as suas características energéticas, acções e efeitos secundários e não os seus componentes químicos e moleculares.
A teoria médica chinesa diz que o CAFÉ
(Acções)
Desperta a mente
Diurético
Diaforético
Move as fezes
Portanto,
Elimina a humidade
Resolve o exterior (por fazer transpirar)
Purgativo ligeiro
Erroneamente pela população em geral também se classifica como um tónico ligeiro e aumenta a “stamina” mas o que faz é muito diferente de um verdadeiro tónico como o Ren Shen (Ginseng) ou Huang Qi (Astragalus).
Pois mal o seu efeito se deixe de sentir, o corpo fica cansado, fatigado e precisa de mais café, entrando num ciclo vicioso de “café—->energia—->fadiga/
Também com o aumento do seu consumo o café vai buscar as suas reservas de energia e “essência” do seu corpo (Jing dos Rins) e causar mais fadiga e efeitos secundários.
Por esta teoria todas as drogas recreativas – marijuana, cocaína, anfetaminas, opióides, alucinogénios, o álcool, tabaco podem se incluir neste grupo igualmente.
CAFÉ
Temperatura: Quente
Sabor: Amargo
Acções:
– Move o Qi,
– Eleva o Yang (faz subir o Qi, energia vital)
– Seca os líquidos orgânicos;
Tropismo do Meridianos/canais de Acupuntura:
– Coração ( A “mente está alojada no Sangue do Coração, diz a teoria da Medicina Chinesa. Em excesso causa insónia e ansiedade)
– Fígado (Move o Qi do Fígado, “desperta “ – em excesso causa tremores, irritação)
– Rim ( Diurético – Debilita o Jing/Essência do Rins, bateria do organismo)
Beber café é um hábito antigo e popular em todo o mundo. Quer seja para ajudar a começar o dia ou para rematar uma refeição são poucos os que não bebem
Contra-indicações do consumo do café, segundo a Medicina Chinesa
O Café é pois CONTRAINDICADO para pessoas magras (Constituição Madeira Yin), pele seca e com tendência para terem acesos de raiva, suores e calores.
Já ouviu falar destes sintomas? Mulheres que estão a passar pela menopausa não devem beber muito café.
O excesso de café pode ainda originar taquicardias, ansiedade, irritabilidade, agitação, dores de cabeça, problemas gastrointestinais.
CONCLUSÃO
Beba café em moderação e experimente outras bebidas:
– Chicória, Malte, Centeio, Cevada
– Mistura de cereais
– Chá preto, Chá verde